Para contribuir com o planejamento pedagógico utilizando as obras didáticas, mapeamos todos os livros aprovados com as dez competências gerais, as habilidades da BNCC e de alguns currículos homologados, os temas contemporâneos e os descritores do SAEB.
Escolha a seguir o componente curricular que você deseja analisar o mapeamento que realizamos.
A coleção Entrelaços foi elaborada para aliar conceitos e práticas que apoiam o professor no seu cotidiano com abordagens baseadas em evidências científicas e fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Confira o mapeamento da coleção e selecione um ano, para conferir o mapeamento completo de cada livro.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Produção de escrita
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Consciência fonológica e fonêmica
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Diversidade Cultural
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Educação para o Trânsito
Educação ambiental
Educação Financeira
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Educação Alimentar e Nutricional
Saúde
Educação para o consumo
Vida Familiar e Social
Direitos da Criança e do Adolescente
Ciência e Tecnologia
Trabalho
Educação em Direitos humanos