Skip to content

Para contribuir com o planejamento pedagógico utilizando as obras didáticas, mapeamos todos os livros aprovados com as dez competências gerais, as habilidades da BNCC e de alguns currículos homologados, os temas contemporâneos e os descritores do SAEB.

Escolha a seguir o componente curricular que você deseja analisar o mapeamento que realizamos.

Mapeamento das Competências e Habilidades

Entrelaços

A coleção Entrelaços foi elaborada para aliar conceitos e práticas que apoiam o professor no seu cotidiano com abordagens baseadas em evidências científicas e fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Confira o mapeamento da coleção e selecione um ano, para conferir o mapeamento completo de cada livro.

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

REPERTÓRIO CULTURAL

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Consciência fonológica e fonêmica

Produção de escrita

Noções de geometria

Desenvolvimento de vocabulário

Fluência em leitura oral

Compreensão de textos

Noções de números e operações

Conhecimento alfabético

Literacia familiar

Noções de posições e medidas

Noções de números

Diversidade Cultural

Educação em Direitos humanos

Educação para o consumo

Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso

Vida Familiar e Social

Educação ambiental

Saúde

Confira os mapeamentos da coleção na íntegra

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart