Para contribuir com o planejamento pedagógico utilizando as obras didáticas, mapeamos todos os livros aprovados com as dez competências gerais, as habilidades da BNCC e de alguns currículos homologados, os temas contemporâneos e os descritores do SAEB.
Escolha a seguir o componente curricular que você deseja analisar o mapeamento que realizamos.
A coleção Bons Amigos foi desenvolvida para atender aos fundamentos pedagógicos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da PNA (Política Nacional de Alfabetização). A forma como os conteúdos estão apresentados apoia o professor no planejamento das aulas, oferecendo ferramentas para um trabalho que contribui com a formação cidadã e crítica dos estudantes.
Confira o mapeamento da coleção e selecione um ano, para conferir o mapeamento completo de cada livro.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Consciência fonêmica
Noções de números
Literacia familiar
Educação ambiental
Trabalho
Educação em Direitos humanos
Saúde
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Diversidade Cultural
Ciência e Tecnologia
Educação para o Trânsito
Educação para o consumo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Educação Alimentar e Nutricional