Skip to content

Para contribuir com o planejamento pedagógico utilizando as obras didáticas, mapeamos todos os livros aprovados com as dez competências gerais, as habilidades da BNCC e de alguns currículos homologados, os temas contemporâneos e os descritores do SAEB.

Escolha a seguir o componente curricular que você deseja analisar o mapeamento que realizamos.

Mapeamento das Competências e Habilidades

Bons Amigos

A coleção Bons Amigos foi desenvolvida para atender aos fundamentos pedagógicos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da PNA (Política Nacional de Alfabetização). A forma como os conteúdos estão apresentados apoia o professor no planejamento das aulas, oferecendo ferramentas para um trabalho que contribui com a formação cidadã e crítica dos estudantes.

Confira o mapeamento da coleção e selecione um ano, para conferir o mapeamento completo de cada livro.

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

REPERTÓRIO CULTURAL

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Produção de escrita

Desenvolvimento de vocabulário

Fluência em leitura oral

Consciência fonológica e fonêmica

Literacia familiar

Conhecimento alfabético

Compreensão de textos

Consciência fonológica

Vida Familiar e Social

Educação para o consumo

Trabalho

Educação para o Trânsito

Direitos da Criança e do Adolescente

Educação em Direitos humanos

Diversidade Cultural

Saúde

Educação Financeira

Educação Fiscal

Educação ambiental

Educação Alimentar e Nutricional

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso

Confira os mapeamentos da coleção na íntegra

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart